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Em minha coluna de hoje eu trago mais do que uma história, mais do que um exemplo, mas a experiência que eu tive ao conhecer a Ana Cristina Bittencourt. Ela é empreendedora na cidade de Indaiatuba, uma líder que inspira através do olhar para o outro. Ana Bittencourt não é apenas uma empreendedora, é também mãe, esposa, mulher, primeira dama de Elias Fausto, esportista, tem iniciativa social e se continuar a listar quem é Ana Cristina Bittencourt, a lista será longa.
Ela é a proprietária da Bittencourt Odontologia, uma clínica completa, que conta com a parceria de diversos especialistas da área da Odontologia. Apesar de ter uma clínica completa, onde oferece todas as soluções em odontologia, sua equipe mesmo é de apenas 10 funcionários. Porém, sua gestão de negócios é a de uma CEO de uma multinacional e você vai entender o porquê.
Minha coluna fala de carreira, liderança, visão empreendedora, realização profissional e a trilha do sucesso como seres indivíduo-sociais. Líderes que inspiram são indivíduos que têm uma capacidade de influência específica sobre as pessoas ao seu redor. Eles possuem qualidades como empatia, integridade, paixão e visão clara. Esses líderes entendem que seu sucesso pessoal é também o sucesso daqueles que estão ao seu redor e por isso, se esforçam para elevar e capacitar suas equipes. Eles comunicam suas ideias de maneira convincente, demonstram coragem diante de desafios e são exemplos vivos dos valores que defendem. Ao criar um ambiente de confiança e respeito, os líderes inspiradores motivam os outros a alcançarem seu potencial máximo e a se dedicarem aos objetivos comuns. Suas ações e atitudes inspiram e influenciam as pessoas a seguirem seu exemplo e se comprometerem com um propósito maior.
Essa líder é a Ana Bittencourt, seguida pelo seu braço direito, a gerente da clínica, Edna Costa.
A capacidade de olhar para o outro de forma a torná-lo muito maior e melhor do que ele é, envolve uma habilidade de reconhecer o potencial inexplorado e as qualidades únicas de uma pessoa. Isso vai além de apenas enxergar suas habilidades presentes; trata-se de visualizar o que essa pessoa é capaz de alcançar com o devido apoio, incentivo e desenvolvimento.
Os líderes-mentores que possuem essa capacidade, geralmente têm uma visão positiva e esperançosa das pessoas ao seu redor. Eles focam no crescimento, na evolução e na realização do potencial máximo de cada indivíduo. Isso exige empatia para compreender as necessidades, sonhos e ambições das pessoas, além de fornecer orientação e oportunidades que os ajudem a crescer.
Essa capacidade de enxergar o potencial latente e guiar as pessoas na direção a uma versão aprimorada de si mesmas, não apenas eleva os indivíduos, mas também contribui para o crescimento de equipes e comunidades inteiras. É uma forma poderosa de liderança que nutre o desenvolvimento humano e inspira um impacto positivo duradouro.
No dia 03 deste mês, fui convidado pela Priscila Destro, idealizadora do Grupo MEI – Mulheres Empreendedoras de Indaiatuba, um grupo fantástico e muito inspirador, assunto para uma outra Coluna, afinal, as mulheres já deixaram claro seu potencial e competência empreendedora; a Priscila me convidou para um encontro do MEI, na clínica da Ana Bittencourt, onde a Ana iria contar sobre sua jornada empreendedora.
Tudo parecia normal. Um encontro de network, uma história de empreendedorismo, um coffee para socializarmos, mas não foi bem assim! Além de ter uma história fantástica de empreendedorismo, a Ana tem também um olhar ímpar e uma gestão de negócios muito à frente de empresas que são 10 vezes maior do que sua clínica.
Numa empresa com apenas 10 funcionários, ela criou o projeto Despertar, algo que está muito envolvido com a humanização da marca, onde da sua funcionária mais primária, até os seus melhores clientes, todos são envolvidos pelos objetivos e pela comunicação individualizada, marca registrada da clínica, que é tratar o outro através do que ele é e de suas necessidades.
Em nossa conversa numa visita que fiz à clínica outro dia, a gerente Edna Costa deixou claro: “Para dar o melhor atendimento ao cliente, é preciso dar o melhor ambiente para o colaborador.” E é nisso que está fundamentado o projeto Despertar, no total olhar para o desenvolvimento dos colaboradores, para que eles possam entregar o melhor atendimento e acolhimento aos clientes. Pelo jeito tem funcionado muito bem, afinal são 30.000 clientes que a clínica já atendeu.
O projeto Despertar nasce em 2021, após perceberem todos os danos individuais que a pandemia trouxe a cada pessoa, a cada colaborador da clínica e após a perda de uma de suas colaboradoras para a covid-19, não havia mais tempo a perder, era preciso agir. Esse projeto já vinha sendo idealizado, mas com todos os acontecimentos, não podia mais ser um ideal, era preciso ser real!
O projeto traz para dentro da clínica profissionais como psicólogos, psicanalistas, nutricionistas, tudo focado no desenvolvimento de cada um dos 10 colaboradores que integram a equipe. Além disso, a clínica motivou todos os colaboradores a exercitarem também seu corpo e fez um plano interno de 50 / 50, ou seja, a clínica investe em 50% da mensalidade da academia para que seus funcionários se motivem a ir além da jornada de trabalho, mas entender e aceitar que o cuidado consigo mesma, é fundamental. Assim o projeto abrange o desenvolvimento emocional, mental, sentimental e físico de cada um dos 10 colaboradores e aí eu te pergunto: Você acha que a jornada de trabalho lá é a de um dia padrão de trabalho, ou você ficou com vontade de fazer parte do time?
A Ana me contou do quanto isso é importante para ela como proprietária do negócio.
“Ter uma equipe motivada, bem preparada e feliz, faz total diferença no atendimento dos nossos clientes. Nós priorizamos o estado emocional de cada colaborador e aqui conseguimos nos entender e enfrentar todos os obstáculos que aparecerem, juntos. Quando olho para o investimento que fazemos em nossa equipe, parece um alto valor, pois temos psicólogos, psicanalistas e nutricionistas que vem à clínica de 15 em 15 dias. Temos atendimento em grupo e também individual. Pagamos metade da mensalidade da academia para cada membro da equipe, de forma a motivá-los a cuidar de si, separando um tempo para pessoal e individual para eles. Porém, o retorno que temos é muito maior do que o investimento, afinal, são 30.000 clientes atendidos, satisfeitos e fidelizados.” – Ana Bittencourt
Termino minha coluna de hoje por aqui, ainda inspirado com a história da Ana, assim como grato à Priscila por ter me convidado para estar lá naquele dia! Pessoas como a Ana Bittencourt e a Edna Costa, nos inspiram, nos fazem sentir bem e acreditar que não é o tamanho da empresa que faz a diferença, mas o tamanho dos líderes que gerem as empresas.
Obrigado Ana e Edna pela oportunidade de conhecer mais de perto esse projeto, o trabalho de vocês e vocês como pessoas, como gestoras e por saber que o olhar para o outro é o que precisamos para termos um mundo muito melhor!
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